Site de mobilização é citado pelo Conselho Regional de Biblioteconomia MG/ES

22/03/2013 16:43

19/03/2013 - Bibliotecários lutam pela realização de concurso no Espírito Santo

Apesar de Serra, no Espírito Santo, ser o município mais populoso do Estado e contar com uma série de instituições que poderiam abrigar bibliotecários no quadro de funcionários, a cidade não possui hoje bibliotecários concursados. Essa contradição tem levado o bibliotecário Francisco Coelho a convocar os colegas de profissão e iniciar movimentação para a realização de pleito na cidade. A movimentação resultou na autorização, por parte da Câmara Municipal, de realização de concurso em Serra.

O projeto que regulamenta a autorização do pleito – PL 51/2010 – ainda tramita na Câmara Municipal de Serra e tem autoria do vereador Bruno Lamas. A busca pelo concurso foi atrelada à criação do site Eu Amo Biblioteca Escolar, que trata da valorização desses centros de informação e, ainda, divulga dados sobre a Educação no município de Serra.

Um desses levantamentos informa que a cidade possui 116 unidades de ensino, com mais de 63 mil alunos matriculados e atuação de mais de 4 mil professores, mas sem possuir bibliotecários na rede municipal de ensino, atualmente.

“Em março, quando comemoramos o Dia do Bibliotecário, criei o site Eu Amo Biblioteca Escolar e passei a ligar para outras pessoas divulgando a luta para que a nova administração de Serra promova um concurso público para as unidades de ensino”, informa Francisco Coelho. O bibliotecário ressalta que vários professores do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) também apoiaram o movimento.

Para acompanhar as novidades acerca do PL e do movimento Eu Amo Biblioteca Escolar, acesse https://euamobibliotecaescolar.webnode.com

Valeu pessoal!!!!