Biblioteca Escolar, a necessidade do profissional da informação nesse espaço e principalmente a necessidade de políticas públicas que garantam o acesso à informação

04/03/2013 11:48

O exercício da cidadania somente é possível quando há garantias ao acesso ao conhecimento registrado, que são elaborados socialmente. Tais saberes se constituem em instrumentos para o desenvolvimento da socialização e cidadania. Portanto, o acesso à informação é uma preocupação crescente do Estado.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais, documento que se constitui em referencial para a elaboração de propostas curriculares das escolas brasileiras, apontam diretrizes para a Biblioteca Escolar como instrumento possibilitador de acesso à informação e desenvolvimento de habilidade e atitudes que são necessárias à formação do cidadão.

Sabemos que o conhecimento é registrado em diversas formas, que vão desde os tradicionais textos impressos até os mais recentes produtos virtuais oferecidos pela tecnologia de ponta. Assim, todos esses recursos informacionais precisam estar disponíveis na escola a fim de instrumentalizar os alunos em sua aprendizagem. Para se transformarem em verdadeiros cidadãos, necessitam do desenvolvimento da capacidade de aprender continuamente, ter autonomia na sua relação com o conhecimento, ou seja, conhecer suas necessidades de informação e saber como obtê-las e utilizá-las de forma a atender seus propósitos.

A escola é um espaço por excelência para ampliar e aprofundar o contato com a variedade de recursos informacionais e também para refinar suas habilidades. E o local mais adequado para o desenvolvimento dessas habilidades é a Biblioteca Escolar, onde esses recursos estão reunidos num riquíssimo manancial para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para viver em sociedade e conviver na sociedade da informação.

Importante ressaltar que para que as Bibliotecas Escolares atuem de forma a gerar novos conhecimentos, é necessário a presença do profissional da Informação, o Bibliotecário, que é o profissional habilitado para exercer tais atividades de forma eficiente e eficaz de modo a instrumentalizar os alunos para a cidadania.

Políticas públicas devem ser desenvolvidas de forma contínua e perene para a garantia ao acesso à informação. É obrigação do Estado;"- aqui me refiro aos poderes Municipais, Estaduais e Federal, oferecer aos cidadão o acesso à informação, dentre elas a Biblioteca Escolar".

Elane Couto Uliana

Bibliotecária. Mestra em Ciência da Informação