A biblioteca escolar...

07/03/2013 11:07

Qual o papel da biblioteca na escola? A que se destina aquele espaço? Que profissional é esse que vive cercado por livros, material multimídia, revistas?

A resposta baseada no senso comum, vai apontar para um espaço, cheio de livros, onde quem entra tem obrigatoriamente que ler silenciosamente. Pode ser um lugar onde o aluno é colocado se “aprontou” alguma traquinagem, ou para onde é levado tudo o que  não tem um lugar para ser guardado... Mas será só isso?

Não! É um espaço vivo, que se for tratado com a reverência que merece, torna-se um lugar mágico. Na escola, a biblioteca representa um espaço de aprendizagem, onde a leitura é o grande destaque. E precisa ser sempre silenciosa? Nem sempre... música, poesia, artes, contação de histórias, jogos,   e leitura silenciosa também podem ocupar a biblioteca escolar. Obviamente é importante que a biblioteca esteja organizada de acordos com os padrões da biblioteconomia, pois é assim que a informação estará acessível a todos. No entanto, nada impede que uma biblioteca organizada, também tenha momentos em que a leitura revele sua magia e encante os alunos.

Tenho trabalhado com atividades diversas na biblioteca, e sempre uso música com poesia. Há alguns anos, ao entrar pela primeira vez numa turma de 1ª série, me deparei com um aluno que sabia cantar as músicas e poemas; como até então eu não o conhecia, perguntei onde ele aprendera as canções. Ele me disse que a irmã, da 4ª série havia ensinado. O que mais me surpreendeu foi que a irmã dele é extremamente tímida e nunca demonstrou interesse pelas histórias, poemas e canções. Sempre esteve calada na biblioteca, não participava, não sorria, não cantava... Eu não me contive ao encontrá-la e disse-lhe que soubera que ela ensinou as músicas ao irmão.

Ela, mais uma vez não demonstrou uma reação muito efusiva, mas sorriu, levemente...

Mesmo assim, achei muito gratificante, saber que a leitura em forma de poemas, histórias e canções ultrapassou a “carapaça” da timidez daquela menina e deu frutos na vida do irmão.

Essa experiência me ajuda a confirmar que a biblioteca tem uma função educativa que precisa ser respeitada e aproveitada. A biblioteca e o bibliotecário, (que é o profissional habilitado), que além de saber organizar tecnicamente a biblioteca também apresente a leitura como algo precioso aos alunos são fundamentais na vida escola.

Na Grande Vitória, alguns municípios já começaram experimentar essa realidade (biblioteca com bibliotecário); Vitória é o destaque com bibliotecários em todas as escolas, Vila Velha e Cariacica também já começaram a efetivar bibliotecários. Aguardamos ansiosamente que a Serra também faça o mesmo.

 

Marcela Lopes Mendonça Coelho

Bibliotecária – CRB 6/490

Graduada  pela UFES, é bibliotecária efetiva da Prefeitura Municipal de Vitória, e trabalha na biblioteca da EMEF Aristóbulo Barbosa Leão em Vitória há seis anos.

—————

Voltar